Saudações Membros do Clan
Como ja sabem eu novamente virei Lider,pra alegria de alguns e tristeza para outros,mas isso nao vem ao caso.Venho hoje aqui para TENTAR acaba com as duvidas de alguns membros sobre
MISS TIMING
Enquanto estive fora da liderança,eu tentei explicar algumas regras para os membros que aceitaram a fazer parte do meu time de treinamento que foram Armageddon,VDA,Trishula,dodo e o Souls (que nao esta + no Clan).Agora posso posta no Blog e nao seria justo eu explicar isso só para alguns membros,achora chega de papo e vamos la
Creditos ao meu amigo Renato Hiro,pois deixou eu usar o texto que ele postou no facebook
Como todos
sabem, Miss Timing é quando um efeito de carta (na maioria das vezes de
Monstro) perde a chance de ser ativado em uma Chain porque sua condição
de ativação já não condiz com o tempo em que a jogada está.
Mas como saber qual o tempo do efeito?
LEIA A CARTA! Um duelista que se preze sabe o tempo do efeito da carta
ao lê-la, e o que eu ando vendo muito por aí, é gente com preguiça de
ler. Entretanto, explicarei aqui o que procurar quando ler um texto de
carta na intenção de descobrir o tempo dela.
A seguir os dois casos de texto de efeito em que NUNCA ocorrerá Miss Timing.
1 - Efeitos obrigatórios:
Efeitos obrigatórios de monstros NUNCA dão Miss Timing. Simples assim.
Ex.: "When this card is sent from the field to the Graveyard: Add 1
monster with 1500 or less ATK from your Deck to your hand." (Sangan)
Perceba que não há opção aqui. "Add 1 monster" é uma ordem do efeito,
independente do que acontecer antes ou depois de o efeito ser ativado
com sucesso.
2 - Cláusula "If...":
A cláusula "If..."
("Se...") implica que não importa QUANDO a condição for atingida, mas SE
for, o efeito poderá ser ativado, portanto o tempo aqui não influencia
na resolução. Ex: "...If this card is destroyed by battle: You can
Special Summon 1 Level 2 or lower Spellcaster-Type monster from your
Deck in face-down Defense Position." (Apprentice Magician)
Embora o efeito de Special Summon 1 Spellcaster seja opcional, o
cláusula "If..." desvincula o efeito do tempo, não importando se
acontecer algo após a destruição do Apprentice Magician, portanto, sem
Miss Timing.
Agora os casos em que o Miss Timing é possível:
1 - Cláusula "When...":
A cláusula "When..." ("Quando...") é exatamente o contrário da cláusula
"If...", ou seja, ela vincula o efeito ao tempo que ele tenta ser
ativado. Se a condição de ativação não for o último evento a acontecer
na jogada, o efeito dará Miss Timing. Ex.: "When this card is sent
to your Graveyard, you can remove from play this card from the Graveyard
to Special Summon 1 "Peten the Dark Clown" from your hand or Deck."
(Peten the Dark Clown)
A cláusula "When..." prende o monstro em
uma condição cronológica. QUANDO ele é enviado para o cemitério, você
pode ativar o efeito dele. Portanto se entre ele ser enviado para o
cemitério e você tentar ativar seu efeito acontecer algo, ele vai perder
o tempo e seu efeito não poderá ser ativado.
Ex.: Jogador A tem um Peten the Dark Clown face-up no campo.
Jogador B ativa Dark Hole.
Peten the Dark Clown é destruído.
Jogador A tem o direito de ativar o efeito de Peten the Dark
Clown, já que o último evento da jogada foi a destruição do monstro.
Ex.2: Jogador A tem um Peten the Dark Clown face-up no campo.
Jogador A tributa Peten the Dark Clown para invocar Cyber Dragon.
Jogador A não tem o direito de ativar o efeito de Peten the
Dark Clown, pois ele foi enviado ao cemitério, e então o Cyber Dragon
foi invocado. Como Peten the Dark Clown é preso ao "When..." e o último
evento ocorrido foi a invocação de um monstro e não o envio dele ao
cemitério, o efeito dá Miss Timing.
2 - Trap Cards:
Armadilhas, em especial, por serem Speed 2 podem ser "vítimas" do Miss
Timimg. As Traps exigem justamente que uma condição esteja no tempo
certo, por isso a importância de ler as regras das cartas em geral, pois
você pode estar ativando uma carta armadilha contra um efeito
específico e não poder, por estar fora do tempo certo de ativação, e em
torneios isso pode gerar Game Losses.
Citando um exemplo muito famoso:
Ex.: "When your opponent Summons a monster(s) with 1500 or more ATK:
Destroy that monster(s) with 1500 or more ATK, and if you do, banish it
instead of sending it to the Graveyard." (Bottomless Trap Hole)
"...Once per turn, during your Main Phase, you can discard 1 card
and remove this card from play. During your next Standby Phase, Special
Summon this card, if removed by this effect. Then, add 1 Monster Card
from your Graveyard to your hand." (Drill Warrior)
Checando a regra do Drill Warrior:
"Special Summoning “Drill Warrior” and adding 1 Monster Card to your
hand do not happen at the same time. You Special Summon, then add the
Monster Card to your hand."
Ou seja, Drill Warrior faz Special
Summon dele mesmo para o campo, e então adiciona um monstro do cemitério
para a mão. O último evento deste efeito é adicionar um monstro para a
mão, logo, Bottomless Trap Hole não pode ser ativado, pois requer que o
último evento seja o Summon do monstro.
Estes tópicos são os fundamentais para o entendimento da regra de Miss Timing, porém é sempre bom ler e reler regras e efeitos.
Leia, pesquise, pergunte! Informação é 50% da vitória. Use-a a seu favor.
by Renato Hiro

muito bom os 2 posts, é sempre bom saber os detalhes das regras.
ResponderExcluirMuito bom o post, principalmente a parte do drill warrior e a do "if" clause, que eu não entendia muito bem. só acho que podia aumentar o tamanho da letra pra facilitar a leitura.
ResponderExcluirdesculpas,irei arrumar a letra
ResponderExcluir