terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Miss Timing

Saudações Membros do Clan

Como ja sabem eu novamente virei Lider,pra alegria de alguns e tristeza para outros,mas isso nao vem ao caso.Venho hoje aqui para TENTAR acaba com as duvidas de alguns membros sobre MISS TIMING
Enquanto estive fora da liderança,eu tentei explicar algumas regras para os membros que aceitaram a fazer parte do meu time de treinamento que foram Armageddon,VDA,Trishula,dodo e o Souls (que nao esta + no Clan).Agora posso posta no Blog e nao seria justo eu explicar  isso só para alguns membros,achora chega de papo e vamos la

Creditos ao meu amigo Renato Hiro,pois deixou eu usar o texto que ele postou no facebook


Como todos sabem, Miss Timing é quando um efeito de carta (na maioria das vezes de Monstro) perde a chance de ser ativado em uma Chain porque sua condição de ativação já não condiz com o tempo em que a jogada está.
Mas como saber qual o tempo do efeito?
LEIA A CARTA! Um duelista que se preze sabe o tempo do efeito da carta ao lê-la, e o que eu ando vendo muito por aí, é gente com preguiça de ler. Entretanto, explicarei aqui o que procurar quando ler um texto de carta na intenção de descobrir o tempo dela.
A seguir os dois casos de texto de efeito em que NUNCA ocorrerá Miss Timing.
1 - Efeitos obrigatórios:
Efeitos obrigatórios de monstros NUNCA dão Miss Timing. Simples assim. Ex.: "When this card is sent from the field to the Graveyard: Add 1 monster with 1500 or less ATK from your Deck to your hand." (Sangan)
Perceba que não há opção aqui. "Add 1 monster" é uma ordem do efeito, independente do que acontecer antes ou depois de o efeito ser ativado com sucesso.
2 - Cláusula "If...":
A cláusula "If..." ("Se...") implica que não importa QUANDO a condição for atingida, mas SE for, o efeito poderá ser ativado, portanto o tempo aqui não influencia na resolução. Ex: "...If this card is destroyed by battle: You can Special Summon 1 Level 2 or lower Spellcaster-Type monster from your Deck in face-down Defense Position." (Apprentice Magician)
Embora o efeito de Special Summon 1 Spellcaster seja opcional, o cláusula "If..." desvincula o efeito do tempo, não importando se acontecer algo após a destruição do Apprentice Magician, portanto, sem Miss Timing.
Agora os casos em que o Miss Timing é possível:
1 - Cláusula "When...":
A cláusula "When..." ("Quando...") é exatamente o contrário da cláusula "If...", ou seja, ela vincula o efeito ao tempo que ele tenta ser ativado. Se a condição de ativação não for o último evento a acontecer na jogada, o efeito dará Miss Timing. Ex.: "When this card is sent to your Graveyard, you can remove from play this card from the Graveyard to Special Summon 1 "Peten the Dark Clown" from your hand or Deck." (Peten the Dark Clown)
A cláusula "When..." prende o monstro em uma condição cronológica. QUANDO ele é enviado para o cemitério, você pode ativar o efeito dele. Portanto se entre ele ser enviado para o cemitério e você tentar ativar seu efeito acontecer algo, ele vai perder o tempo e seu efeito não poderá ser ativado.

Ex.: Jogador A tem um Peten the Dark Clown face-up no campo.
Jogador B ativa Dark Hole.
Peten the Dark Clown é destruído.
Jogador A tem o direito de ativar o efeito de Peten the Dark Clown, já que o último evento da jogada foi a destruição do monstro.
Ex.2: Jogador A tem um Peten the Dark Clown face-up no campo.
Jogador A tributa Peten the Dark Clown para invocar Cyber Dragon. Jogador A não tem o direito de ativar o efeito de Peten the Dark Clown, pois ele foi enviado ao cemitério, e então o Cyber Dragon foi invocado. Como Peten the Dark Clown é preso ao "When..." e o último evento ocorrido foi a invocação de um monstro e não o envio dele ao cemitério, o efeito dá Miss Timing.
2 - Trap Cards:
Armadilhas, em especial, por serem Speed 2 podem ser "vítimas" do Miss Timimg. As Traps exigem justamente que uma condição esteja no tempo certo, por isso a importância de ler as regras das cartas em geral, pois você pode estar ativando uma carta armadilha contra um efeito específico e não poder, por estar fora do tempo certo de ativação, e em torneios isso pode gerar Game Losses.

Citando um exemplo muito famoso:
Ex.: "When your opponent Summons a monster(s) with 1500 or more ATK: Destroy that monster(s) with 1500 or more ATK, and if you do, banish it instead of sending it to the Graveyard." (Bottomless Trap Hole)
"...Once per turn, during your Main Phase, you can discard 1 card and remove this card from play. During your next Standby Phase, Special Summon this card, if removed by this effect. Then, add 1 Monster Card from your Graveyard to your hand." (Drill Warrior)
Checando a regra do Drill Warrior:
"Special Summoning “Drill Warrior” and adding 1 Monster Card to your hand do not happen at the same time. You Special Summon, then add the Monster Card to your hand."
Ou seja, Drill Warrior faz Special Summon dele mesmo para o campo, e então adiciona um monstro do cemitério para a mão. O último evento deste efeito é adicionar um monstro para a mão, logo, Bottomless Trap Hole não pode ser ativado, pois requer que o último evento seja o Summon do monstro.
Estes tópicos são os fundamentais para o entendimento da regra de Miss Timing, porém é sempre bom ler e reler regras e efeitos.
Leia, pesquise, pergunte! Informação é 50% da vitória. Use-a a seu favor.
by Renato Hiro

 
 
 

3 comentários:

  1. muito bom os 2 posts, é sempre bom saber os detalhes das regras.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, principalmente a parte do drill warrior e a do "if" clause, que eu não entendia muito bem. só acho que podia aumentar o tamanho da letra pra facilitar a leitura.

    ResponderExcluir