Efeitos simultâneos são aqueles efeitos que ocorrem EXATAMENTE ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, esses efeitos entram em uma chain específica, conhecida como SEGOC (Simultaneous Effects Go On Chain). Essa chain funciona assim:
- Adicionados por primeiro na chain: Efeitos mandatórios do turn player;
- Adicionados por segundo na chain: Efeitos mandatórios do non-turn player;
- Adicionados por terceiro na chain: Efeitos opcionais do turn player;
- Adicionados por quarto na chain: Efeitos opcionais do non-turn player;
Se, digamos, dois efeitos mandatórios do turn player ocorrem ao mesmo tempo, ele pode escolher qual deles será chain link 1, e qual será chain link 2.
Exemplo: Dark hole destrói um Sangan do turn e um do non-turn player. Ambos os Sangans ativam ao mesmo tempo. Na chain:
- Chain link 1: Sangan (turn player)
- Chain link 2: Sangan (non-turn player)
Ou seja, non-turn player invoca primeiro, turn player invoca depois. Se o non-turn invocar um monstro que nao permita que o turn player invoque, ele não poderá invocar ninguém.
Ok, mas você pergunta: E DE QUE ME INTERESSA ISSO?
Eu respondo: saber disso pode te custar ou te ganhar um jogo.
Querem exemplos mais complexos? Pois bem.
Ainda ontem, em uma war, ocorreu um problema com rulings, em relação a isso. A causa? Mermail Atlanteans.
Quando um monstro Mermail ativa seu efeito, descartando um Atlantean, seus efeitos são considerados simultâneos, e portanto, entram em chain. Vamos a um exemplo:
You can discard 2 other WATER monsters to the Graveyard; Special Summon this card from your hand. When you do: You can add 1 "Abyss-" Spell/Trap Card from your Deck to your hand. You can Tribute1 other face-up Attack Position WATER monster; this card can make a second attack during each Battle Phase this turn.
Esse é um caso complicado. "You can discard 2 other WATER monsters to the Graveyard; " é o custo para ativação do efeito. Digamos que o player descartou Atlantean Dragoons e Atlantean Marksman como custo para o Megalo.
When this card is sent to the Graveyard to activate a WATER monster's effect: Add 1 Sea Serpent-Type monster from your Deck to your hand, except "Atlantean Dragoons".
When this card is sent to the Graveyard to activate a WATER monster's effect: Target 1 Set card your opponent controls; destroy that target.
Agora a porra fica séria. Quando o Megalo envia os Atlanteans para o cemitério, os dois atlanteans iniciam uma nova chain, e nesse momento, o Marksman precisa dar sua target (no momento de sua ativação). Resolve-se a primeira chain, e o Abyssmegalo é invocado especialmente, ativando seu segundo efeito, que entra em chain com os Atlanteans. Nesse momento, antes do non-turn player poder dar qualquer resposta, o turn player precisa organizar sua chain. Temos 3 efeitos mandatórios:
- You can add 1 "Abyss-" Spell/Trap Card from your Deck to your hand.
- Add 1 Sea Serpent-Type monster from your Deck to your hand, except "Atlantean Dragoons".
- destroy that target.
Ou seja, última ação ocorrida no jogo: Special summon do Megalo. Nesse momento, o oponente pode ativar cartas como Bottomless Trap Hole ou Torrential Tribute, em resposta à summon do Megalo, e essa mesma entraria em chain link 4.
When your opponent Summons a monster(s) with 1500 or more ATK: Destroy that monster(s) with 1500 or more ATK, and if you do, banish it instead of sending it to the Graveyard.
A ordem da segunda chain, que iniciaria sua resolução após a summon do Megalo, seria:
- CL1: Marksman ou Dragoons (os efeitos mandatórios do turn player)
- CL2: Dragoons ou Marksman;
- CL3: Bottomless Trap Hole (mandatório do non-turn);
- CL4: Megalo (opcional do turn player).
A questão aqui é a seguinte: se a target do marksman era a BTH setada do oponente, quando o oponente a ativar, o Marksman perderá sua target, e não destruirá nada. Situação contrária aconteceria com o Mermail Abisspike.
When this card is Normal or Special Summoned: You can discard 1 WATER monster to the Graveyard; add 1 Level 3 WATER monster from your Deck to your hand. You can only use effect of "Mermail Abysspike" once per turn.
Digamos que eu invoque normalmente o Spike, oponente responde com Bottomless. O efeito do Pike se ativa, descartando Marksman como custo. Nesse momento, Marksman deve selecionar sua target, e o player deve colocar Marksman e Pike na ordem que quiser. A chain formada seria:
- CL1: Bottomless Trap Hole
- CL2: Marksman ou Spike.
- CL3: Spike ou Marksman.
Resolvendo
- Spike adiciona uma carta do deck pra mão;
- Marksman destrói sua target (caso ainda esteja face-down).
- Bottomless bane o Spike;
Digamos que o oponente tivesse um Evolzar Dolkka no campo. Você colocaria sua chain em ordem, e ele poderia usar o efeito do Dolkka como chain link 3, negando APENAS a chain link 2 (ou seja, marksman ou pike).
Nesse momento, eu peço desculpas a meu amigo !{Hunter}! Hyuholl. Ontem, ficamos quase meia hora discutindo, e você estava certo. (ele tinha dado target com o marksman na BTH, que o oponente ativou. Ele teria que ter dado target na outra setada, já que o oponente deve ativar BTH antes do efeito do pike ativar).
Outra situação, essa mais fundamental e simples:
Supomos que eu tenha um Fabled Raven:
Digamos que você ative o efeito, descartando:
Neste caso, os efeitos dos 3 Dark Worlds se ativam simultaneamente. Digamos que a ordem seja:
- CL1: Sillva, Warlord of Dark World
- CL2: Grapha, Dragon Lord of Dark World
- CL3: Snoww, Unlight of Dark World
Primeiro, Snoww resolve seu search, depois Grapha destrói alguma coisa, e por último Sillva se invoca. Última ação: Special Summon do Sillva. Nesse momento, o oponente pode ativar Bottomless Trap Hole ou Torrential Tribute, porque seu timing ainda está correto. E, se o player tivesse colocado Sillva como chain link 2 ou 3, a última ação ocorrida seria ou o search, ou o destruction, e portanto, nenhuma das duas cartas poderia ser ativada.
Post extenso, mas espero que bem detalhado. Em caso de alguma dúvida, podem perguntar a mim. Caso queiram referências e exemplos mais simples, porém mais detalhados, só olhar aqui: http://yugioh.wikia.com/wiki/Simultaneous_Effects_Go_On_Chain


Valeu DOOM, isso é bem útil saber
ResponderExcluirvlw doom belo post cara !{hunter}!pablo
ResponderExcluir